sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Top 10 - Maiores Rivalidades Internacionais

10 - Sporting x Benfica (Derby da Capital)


  Começamos nosso Top 10 com o maior clássico de Portugal, entre as grandes equipes de Lisboa. A rivalidade entre eles está em cada detalhe. Possuem dois grandes estádios na mesma avenida, o José Alvalade e o Estádio da Luz. O Sporting revelou para o mundo Cristiano Ronaldo, enquanto o Benfica foi o grande time de Eusébio. Em relação a torcida e títulos, os encarnados superam o Sporting. O primeiro confronto entre as duas equipes ocorreu em 1 de Dezembro de 1907, com vitória do Sporting por 2x1.


Estatísticas do clássico:

Número de jogos: 413
Vitórias do Sporting: 155
Vitórias do Benfica: 176
Empates: 82
Gols marcados pelo Sporting: 667
Gols marcados pelo Benfica: 705
Maior goleada: Sporting 7x1 Benfica - 04/12/1986


9 - Nacional x Peñarol (Superclássico) 



   Na 9ª posição, um dos grandes clássicos sul americanos e o maior do Uruguai. Nacional e Peñarol dominam o país, sendo que dos 110 Campeonatos Uruguaios realizados até hoje, 91 foram vencidos pela dupla, além de 36 títulos internacionais. O primeiro duelo entre eles ocorreu em 15 de Julho de 1900 com vitória do Peñarol por 2x0. Desde esses primeiros clássicos, o Estádio Centenário é palco de grandes jogos, com as duas torcidas presentes fazendo um espetáculo, um combustível a mais para os uruguaios deixarem o sangue em campo pelas equipes.


Estatísticas do clássico:

Número de jogos: 516
Vitórias do Nacional: 168
Vitórias do Peñarol: 184
Empates: 164
Gols marcados pelo Nacional: 616
Gols marcados pelo Peñarol: 659
Maior goleada: Nacional 6x0 Peñarol - 14/12/1941 - Campeonato Uruguaio

8 - Olympiakos x Panathinaikos (Mãe de Todas as Batalhas)


   Em 8º lugar, temos a maior rivalidade da Grécia. O Derby de Atenas é conhecido pela grande rivalidade entre as torcidas, gregos apaixonados pelos seus clubes e capazes de fazer loucuras pelo clube de coração. Tradicionalmente, o Olympiakos é o clube da classe trabalhadora da cidade, enquanto o Panathinaikose alta, algo que acirra mais ainda essa rivalidade. Um confronto também muito violento, no qual em 2007, um fã do Panathinaikos foi morto a facadas, além de muitos confrontos entre hooligans que deixaram muitos feridos em toda a história.


Estatísticas do clássico:

Número de jogos: 361
Vitórias do Olympiakos: 76
Vitórias do Panathinaikos: 47
Empates: 66
Maior goleada: Panathinaikos 8x2 Olympiakos - 01/06/1930

7 - Partizan x Estrela Vermelha (Clássico Eterno)

   Na 7ª posição, temos um clássico alternativo porém muito tradicional e violento. O clássico da Sérvia tem origem conflituosas, sendo que a rivalidade começou após o surgimento do Partizan oriundo de uma Frente que lutava na 2ª Guerra Mundial. Essa rivalidade passou por turbulência com o fim da Iugoslávia, e mais tarde com a separação de Sérvia e Montenegro. Se somarmos todas as competições nacionais que ambos participaram, vemos um equilíbrio em títulos, sendo 26 do Estrela Vermelha e 23 do Partizan. A rivalidade também é muito violenta, pois trata-se de duas torcidas fanáticas e de um esporte que é o principal no país.

6 - Roma x Lazio (Derby Della Capitale)



   Em 6º lugar, o grande clássico da capital italiana e de todo o país. Roma e Lazio dividem o Estádio Olímpico, o qual foi palco de grandes jogos e espetáculos da torcida. A rivalidade entre as torcidas ultras, as mais violentas, é muito grande, capaz de parar partidas como na final da Copa da Itália de 2013 na primeira decisão de título entre os clubes, vencida pela Lazio. O primeiro clássico dessa grande rivalidade foi em 8 de Dezembro de 1929, jogo vencido pela Roma por 1x0. Na disputa de maior torcida, a Roma também leva a melhor, sendo a 4ª maior da Itália, enquanto a Lazio é a 6ª maior.


Estatísticas do clássico:

Número de jogos: 174
Vitórias do Roma: 64
Vitórias do Lazio: 48
Empates: 62
Gols marcados pelo Roma: 210
Gols marcados pelo Lazio: 169
Maior goleada: Roma 5x0 Lazio- 01/11/1933 


5 - Liverpool x Manchester United (North West Derby)


   Na 5ª posição, o grande clássico da Inglaterra. Liverpool e Manchester tem grande rivalidade por serem de regiões próximas do país, além de dividirem a quantidade de títulos nacionais, 20 pelo United e 18 pelo Liverpool. As cidades dos clubes são um dos principais fatores da rivalidade. No século XIX, Manchester era a cidade industrializada enquanto Liverpool era a exportadora. Outro fator importante nas cidades é a música. As cidades são peças fundamentais no nascimento do Rock. Enquanto Liverpool tem os Beatles, banda precursora do Rock, Manchester tem bandas importantes na continuação com The Smiths e Oasis. As torcidas, apaixonadas, usam isso muito bem, como a do Liverpool que em todo jogo canta "You Will Never Walk Alone", ou seja, vocês nunca andarão sozinhos. O primeiro clássico ocorreu em 28 de abril de 1894, com vitória do Liverpool por 2x0.


Estatísticas do clássico:

Número de jogos: 191
Vitórias do Liverpool: 64
Vitórias do Manchester United: 76
Empates: 51
Gols marcados pelo Liverpool: 213
Gols marcados pelo Manchester United: 233




4 - Real Madrid x Barcelona (El Clássico)


      N nossa 4ª posição, o grande clássico espanhopl e um dos maiores da Europa. A rivalidade entre os clubes ultrapassa o futebol, envolvendo questões políticas. O Real Madrid, tradicionalmente representa a coroa espanhola e o poder centralizador, enquanto o Barcelona representa a Catalunha e a força do povo que quer sua independência. Para mostrar que o futebol está ligado a política, nos jogos do Barcelona sempre há presença de bandeiras catalãs além dos gritos pela independência. A rivalidade se acirrou mesmo na década de 50, quando Alfredo di Stéfano , mesmo com acordo com o Barcelona, foi jogar no Real Madrid vivendo grandes glórias. Outro jogador que trocou de lado e gerou polêmica foi Figo, que após se tornar ídolo da equipe Catalã, foi para o Real Madrid integrar o time de galáticos em 2000. Hoje, o clássico envolve cifras milionárias e os melhores jogadores do mundo, Messi e Cristiano Ronaldo, algo que acirra mais ainda a rivalidade. O primeiro confronto entre as equipes ocorreu em 13 de Maio de 1902, com vitória do Barcelona por 3x1.



Estatísticas do clássico:

Número de jogos: 229
Vitórias do Real Madrid: 92
Vitórias do Barcelona: 89
Empates: 48
Gols marcados pelo Real Madrid: 388
Gols marcados pelo Barcelona: 372
Maior goleada: Real Madrid 11x1 Barcelona - Copa 1942/1943




3 - Boca Juniors x River Plate (Superclássico Argentino)


   Chegamos ao Top 3 com o maior clássico sul americano e o maior da Argentina. Boca x River, assim como vários outros, também está ligado a classes sociais. Os clubes, fundados no mesmo bairro, se rivalizaram pelo domínio do local, até o River se mudar para um bairro nobre e ser adotado pela elite argentina, enquanto o Boca tem a preferência do povo. Na disputa de maior torcida, o equilíbrio e imenso, com pequena vantagem para o Boca, assim como nos títulos nacionais, porém com vantagem do River. Já nos títulos continentais, o Boca tem larga vantagem, com 6 Libertadores contra 2 do River. Os dois clubes também tem rivalidade com seus estádios. Os azuis tem La Bombonera, enquanto os Milionários o Monumental. Ambos são caldeirões e sempre contam com a presença maciça de torcedores apaixonados, assim como todos argentinos. O primeiro duelo entre eles ocorreu em 2 de agosto de 1908, com placar de 2x1 para o Boca.

Estatísticas do clássico:

Número de jogos: 353
Vitórias do Boca Juniors: 127
Vitórias do River Plate: 114
Empates: 112
Gols marcados pelo Boca Juniors: 426
Gols marcados pelo River Plate: 426
Maior goleada: Boca Juniors 5x1 River Plate - 1982




2 - Galatasaray x Fenerbace (Derby Intercontinental)

 

     Na 2ª posição, o grande clássico do leste europeu, recheado de rivalidade e cultura. As equipes turcas, mais precisamente de Iastambul, fazem um clássico intercontinental, jpa que a cidade tem parte na Europa e outra na Ásia. Uma rivalidade que envolve a paixão enlouquecedora dos turcos por futebol, onde lotam os estádios e são capazes de fazer tudo por seus ídolos, como no caso de Alex, grande ídolo do Fenerbace, que recebeu uma vigília de muitos fãs na porta da sua casa pedindo para que ficasse no clube. Rivalidade de mais de um sécio, que teve seu primeiro duelo em 17 de Janeiro de 1909, com vitória do Galatasaray por 2x0. As torcidas, sempre presentes, já fizeram papel feio, como no jogo em 12 de Maio de 2013, onde a torcida do Fenerbace entoou cantos racistas a jogadores adversários. Após a partida, um fã do clube foi morto a facadas por torcedor do Galatasaray. Nos títulos do campeonato nacional, as equipes se equilibram com 19 conquistas para cada, porém nos demais títulos nacionais e continentais, o Galatasaray tem boa vantagem;



Estatísticas do clássico:

Número de jogos: 379
Vitórias do Galatasaray: 122
Vitórias do Fenerbace: 143
Empates: 114
Gols marcados pelo Galatasaray: 480
Gols marcados pelo RFenerbace: 527
Maior goleada: Galatasaray 7x0 Fenerbace - 12/02/1911



1 - Celtic x Rangers (Old Firm)


      No topo da lista temos o grande clássico da Escócia, uma rivalidade muito maior que o futebol. É um dos clássicos mais velhos do mundo, que teve início em 28 de Maio de 1888, com vitória do Celtic por 5x2. Para entender a dimensão político-religiosa do clássico, basta observar as torcidas. Os adeptos do Celtic costumam exibir bandeiras do falecido Papa João Paulo II, por serem um clube de tradição católica, além de bandeiras da Escócia e de apoio ao grupo terrorista IRA, que sempre buscou independência do Reino Unido. Já a torcida do Rangers exibe bandeiras da atual Rainha do Reino Unido, Elizabeth II, além de bandeiras da Grã Bretanha e de apoio ao grupo UVF, um clube de tradição completamente protestante e que já chegou a proibir jogadores católicos em seu elenco. Recentemente, houve na Escócia um referendo pela separação do país em relação ao Reino Unido, com resultado de de permanência, algo celebrado pela torcida do Rangers. Mas a história recente do Rangers não é tão festejada. O clube declarou falência e foi rebaixado para 4ª divisão do Campeonato Escocês, mudando o nome para Rangers FC e tendo que subir todas divisões para voltar a enfrentar seu grande rival. Continuando em campo, a rivalidade também é grande nos títulos, onde o Celtic já chegou a vencer a Copa dos Campões da Europa, mas vê supremacia dos Rangers nos títulos do Campeonato Nacional. Sem dúvidas, a maior rivalidade do mundo!


Estatísticas do clássico:

Número de jogos: 549
Vitórias do Celtic: 179
Vitórias do Rangers: 235
Empates: 135


Um comentário:

  1. JackpotCity Casino - Mapyro
    JackpotCity 남양주 출장안마 Casino. 1685 East Flamingo 부산광역 출장샵 Road, Flamingo, Florida 33315 보령 출장마사지 - AddThis Sharing link. http://www.jackpotcity.com/casino/. 구리 출장마사지 More 충청남도 출장안마 Info. Hours, Takes Pay,

    ResponderExcluir